quinta-feira, 23 de abril de 2009

Brasil com 39 estados e 3 unidades administrativas ! Feito com carinho por Miro!

Caso o Congresso aprove os 18 projetos que tramitam na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, o país passará a ter 39 estados e três territórios federais. A estrutura atual é de 26 estados e o Distrito Federal.

Um dos estados previstos, o Maranhão do Sul, teria uma população estimada de 1,3 milhão de habitantes. Já o estado de Minas do Norte seria criado tirando um pedaço de Minas Gerais para agrupar 181 municípios do norte e dos vales do Jequitinhonha e Mucuri. A população estimada da área é de 2 milhões de pessoas.

Pelos projetos que tramitam no Congresso Nacional, seriam criados na região Norte os estados do Tapajós (PA), Carajás (PA) e Solimões (AM), além dos territórios federais do Marajó (PA), Alto Rio Negro (AM) e Oiapoque (AP). A região Nordeste ganharia os estados do Maranhão do Sul, Rio São Francisco e Gurguéia. O Sudeste teria três novas unidades: São Paulo do Leste, Minas do Norte e Triângulo. Além disso, seria recriado o Estado da Guanabara. No Centro-Oeste, seriam três novas unidades da Federação: Araguaia, Mato Grosso do Norte e Planalto Central. Apenas a região Sul permaneceria com seus três estados atuais: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Confira como ficaria o mapa do Brasil com 39 estados:



Mapa do Brasil com 39 estados

2 comentários:

  1. Miro,

    Já é dificil decorar o nome das capitais de 26 Estados... Já pensou ter que decorar as capitais de 39 Estados e mais três territórios?! Você sabia que o Brasil já teve territórios? Quando eu estava na 5ª série, tinhamos os territórios Amapá, Acre, Roraima e Fernando de Noronha. A partir da Constituição de 1988, Fernando de Noronha foi incorporado a Pernambuco. Os outros três foram transformados em Estados.

    Sucesso!

    Lucas Kind

    ResponderExcluir
  2. Desses estados tenho conhecimento de dois que já estão 50% encaminhados: Carajás, cujo plebiscito já está em debates e o de Tapajós que talvez saia no ano que vem. Mas o que eu acho mais justo é a volta do estado da Guanabara que foi covardemente extinto pela ditadura militar.

    ResponderExcluir